SEFAZ promove pesquisa de satisfação dos usuários dos serviços fazendários

A partir do dia 5 de novembro a SEFAZ dará início a uma ampla pesquisa de satisfação dos usuários dos serviços fazendários. O trabalho será realizado pela empresa especializada em pesquisa de opinião ESCUTEC, com foco nas Agências de atendimento e na área de atendimento dos Postos Fiscais.



A partir do dia 5 de novembro a SEFAZ dará início a uma ampla pesquisa de satisfação dos usuários dos serviços fazendários. O trabalho será realizado pela empresa especializada em pesquisa de opinião ESCUTEC, com foco nas Agências de atendimento e na área de atendimento dos Postos Fiscais.

 A Secretaria da Fazenda pretende utilizar a pesquisa de satisfação como estratégia para obtenção de dados estatísticos que revelem o nível de satisfação de seus usuários, nos serviços oferecidos, tanto em balcões das agências, postos fiscais e demais áreas, como nos serviços ofertados no portal da Internet, fixando um padrão satisfatório de atendimento aos contribuintes.
 
Serão entrevistados cerca de 2.000 usuários, 1.500 pessoas diretamente nas áreas de atendimento e mais 500 contadores que serão selecionados por sorteio.
 
Assim, a SEFAZ solicita aos gestores das Agências, dos Postos e de todas as áreas de atendimento, que dêem o apoio necessário aos pesquisadores, aos quais deve ser franqueado o acesso às áreas de atendimento ao público para que possam realizar as entrevistas com os usuários.
 
A proposta é manter a pesquisa como uma prática sistemática anual para medir o nível de satisfação do usuário/contribuinte, cuja necessidade deve ser foco permanente das atenções do fisco estadual. Com a pesquisa será possível: definir dimensões da qualidade dos serviços; identificar estratégias para aperfeiçoar a qualidade no atendimento e marketing de relacionamento; fornecer subsídios para ações internas de capacitação a fim de aperfeiçoar o atendimento ao usuário; entre outros.
 
No desenvolvimento das atividades da Pesquisa será utilizada a estrutura da empresa ESCUTEC, sob a supervisão do gestor da Assessoria de Desenvolvimento Institucional (ASDIN), Fernando Resende, e o acompanhamento pelos gestores da  CEGAF/Agências, José Oliveira Ataíde, e da CEGAF/Mercadorias em Trânsito, Damázio Nazaré Junior.

A empresa de opinião vai organizar e acompanhar a Pesquisa, produzir o questionário contendo informações dos principais serviços; tabular os dados obtidos através dos questionários recebidos e apresentar o relatório da pesquisa à Câmara de Planejamento.
 
Além de acompanhar e supervisionar o trabalho desenvolvido pela ESCUTEC, a ASDIN divulgará os resultados que também servirão como referência para Projeto de Fortalecimento da Gestão Fiscal do Estado do Maranhão (PROFISCO).
 A pesquisa vai levantar a opinião dos usuários dos serviços oferecidos quanto às seguintes variáveis: Qualidade dos serviços; Cordialidade dos servidores; Confiabilidade das informações; Conforto das instalações; Eficiência no atendimento; e Rapidez no atendimento.