Ônibus da Cidadania da Sefaz realiza 3.464 atendimentos em mais de 15 municípios

67ª Reunião do Grupo Nacional de Educação Fiscal será realizada em São Luís.


A Secretaria de Estado da Fazenda continua o trabalho realizado durante a Caravana Empresarial, oferecendo serviços à comunidade por meio do Ônibus da Cidadania.

Neste ano, o Ônibus já realizou atividades nas cidades de Viana, Presidente Dutra, Bom Jardim, Caxias, Timon, Araioses, Tutóia, Timbiras, Santa Inês, Bacabal, Pedreiras, Amarante do Maranhão, Jenipapo dos Vieiras, Imperatriz, São Raimundo das Mangabeiras, Lago da Pedra, Cururupu, Itapecuru e Coelho Neto.

Ao todo foram oferecidos 3.464 atendimentos, sendo 935 serviços específicos da SEFAZ (parcelamentos de ICMS, IPVA, DIEF e EFD, ativação de empresas, cadastro no SefazNet, formalização do Microempreendedor Individual (MEI), malha 100%, orientação tributária, entre outros) e 2.529 ações de capacitação para pequenos agricultores, empreendedores formais e informais, conselheiros, professores, técnicos e cidadãos em geral.

 

67ª Reunião do Grupo Nacional de Educação Fiscal será realizada em São Luís

 

De 21 a 24 de agosto, o Maranhão irá sediar a 67ª Reunião do Grupo Nacional de Educação Fiscal (GEF), com a presença de representantes nacionais das diversas instituições que integram o Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF).

O evento vai proporcionar a troca de experiências e discutir as estratégias de ações junto ao público-alvo do grupo, que são sociedade, escolas e servidores públicos.

O gestor do Programa de Educação Fiscal (PEF) do Maranhão, Francisco Filho, destaca que a realização do evento será um grande ganho para a sociedade maranhense. “Após 10 anos, São Luís irá sediar novamente a Reunião do GEF. Um evento desse porte vai permitir o alinhamento da Educação Fiscal no Maranhão a partir da troca de experiências com outros estados”, destacou o coordenador.

O Programa de Educação Fiscal no Maranhão possui 18 anos de existência e nesses anos já foram realizadas capacitações presenciais em todos os 217 municípios do Estado, atingindo 47 mil professores, 2 milhões de estudantes, e milhares de conselheiros.

O PNEF representa a união de forças entre estados, municípios e diversas instituições federais com o intuito de conscientizar a sociedade a respeito da importância social dos tributos e da correta aplicação dos recursos públicos, incentivando maior participação do cidadão e fortalecendo os instrumentos de controle social. Por meio do PNEF, gestores públicos e educadores são capacitados, com cursos presenciais e a distância, para desenvolverem as atividades localmente.